quarta-feira, dezembro 20, 2006

Europa Cristã?

Os Bispos Europeus, através da Commission of the Bishops Conferences of the European Community (COMECE), tornaram público um documento em que apelam para a inclusão de termos relacionados com o Catolicismo na declaração comemorativa dos 50 anos dos Tratados de Roma.

Depois de terem tentado incluir uma referência a Deus no texto do Tratado Constitucional, que falhou depois de uma acesa polémica, o lobby cristão tenta agora que valores como os direitos humanos, a solidariedade ou o primado da lei apareçam como derivados da formação católica-cristã dos “founding fathers” da Comunidade Europeia. Por outro lado, depois da controvérsia surgida com o preâmbulo do Tratado Constitucional, a Chanceler Angela Merkel referiu, na primavera deste ano, que deveria existir uma referência a Deus no Tratado Constitucional.

Mas será que a defesa de valores tão básicos como os direitos humanos, a solidariedade e o primado da lei é uma herança exclusiva do Catolicismo? E as outras religiões? Se justificarmos o apelo a estes valores com esse aspecto religioso não estaremos a discriminar quer as outras religiões existentes, tradicionalmente, na Europa, assim como estaremos a cavar um distanciamento maior do Islamismo? E os imigrantes europeus, que comungam desses valores mas têm uma fé diferente (e ainda ontem se falava da discriminação sofrida pela comunidade muçulmana na Europa)? E as outras organizações internacionais, que pugnam pelos mesmos princípios, mas que não recorrem a uma argumentação religiosa (como por exemplo a ONU)? E como ficará a possível adesão da Turquia?

Parece-me errado estarmos a confundir o sistema de valores europeu, que deriva – sem dúvida de uma herança católica-cristã – com a defesa de uma religião. Espero que isso se perceba a tempo, ou então o mundo islâmico terá razões para desconfiar do Ocidente.

3 Comments:

At 31 janeiro, 2007 19:44, Anonymous Anónimo said...

Na verdade o artigo é de uma ignorância e facciosismo doentio que até arrepia:os muçulmanos discriminados na Europa? E os não muçulmanos(incluindo a autora que deve ser agnóstica, com traumas por resolver que atira contra a ICAR)nos países muçulmanos?
Experimente ir viver para qualquer deles e fazer a vida que faz aqui...

 
At 12 maio, 2007 12:34, Anonymous Anónimo said...

Aqui no norte da Europa a palavra católico está no mesmo saco que islamismo e judaismo.
Quando se fala em cristão pensa-se em protestante.

 
At 24 maio, 2007 16:10, Blogger Guilherme said...

Tomara que os Estados Unidos, Inglaterra e Israel entrem em guerra com esse páis mediocre. O Iran é um lixo medieval habitado por homens das cavernas... Espero do fundo do meu coração que esse pais seja varrido da face da terra, assim como todos os fanaticos. Quero ver se eles são tão homens de fazer com um exercito 1000 vezes superior, o que eles fazem com essas pobres mulheres !!!

 

Enviar um comentário

<< Home