sexta-feira, dezembro 15, 2006

Conselho Europeu

O Conselho Europeu reuniu os Chefes de Estado e de Governo dos Estados membros da UE em Bruxelas, os quais projectaram as orientações políticas gerais para o futuro da União e deliberaram sobre as conclusões da Presidência Finlandesa.
O Conselho Europeu decorreu entre 14 e 15 de Dezembro e teve na agenda de discussão:

I. Alargamento
- estratégia do alargamento e capacidade de integração de novos Estados membros;
- avaliação das negociações com Turquia e Croácia, com base no Conselho de Relações Externas e Assuntos Gerais de 11 de Dezembro.

II. Liberdade, Segurança e Justiça
- maior efectividade na tomada de decisões europeias nas áreas de justiça e assuntos internos;
- política de imigração europeia.

III. Inovação e Energia
- políticas europeias em inovação, energia e alterações climáticas.

IV. Relações Externas
- discussão de questões cruciais nesta área.

Os Chefes de Estado e de Governo dos 25 deram as boas vindas à Bulgária e à Roménia, Estados membros da UE a partir de 1 de Janeiro de 2007.



CONCLUSÕES:
European Council - Presidency Conclusions
Finish Presidency

Finland’s Presidency of the EU – results
Finish Presidency



O QUE SE DISSE:
15 de Dezembro
Next step for Turkey on the EU path: Staying the course ...
Cengiz Candar, The New Anatolian

Turquie: l'ombre d'un doute
Thomas Ferenczi, Le Monde

Turkey stuffed
The Economist

Summit agrees move to salvage EU constitution
George Parker, Financial Times

New EU 'consensus' over enlargement highly fragile
Mark Beunderman, EUObserver

Middle East facing 'worst crisis' in years, EU says
Andrew Rettman, EUObserver


14 de Dezembro
"Notre maison a besoin de fondations solides avant d'ajouter un nouvel étage"
Entrevista com Josep Borrell, Le Figaro

Slamming the door in Turkey's face
Stephen Kinzer, Boston Globe

EU makes colossal mistakes on Cyprus
Ilnur Cevik, The New Anatolian

The EU's hypocrisy
Leader, Daily Telegraph

En attendant la présidence allemande, les Vingt-Cinq débattent d'immigration et d'élargissement
Thomas Ferenczi et Philippe Ricard, Le Monde

Zapatero, Chirac y Prodi llevan hoy su plan de paz para Oriente Próximo a Bruselas
El Mundo