Extrema-direita no Parlamento Europeu
No passado dia 9 de Janeiro foi criado o primeiro grupo de extrema-direita do Parlamento Europeu. Não tendo sido ainda anunciado oficialmente, o grupo chamar-se-á "Identidade, Tradição e Soberania" e a sua criação apenas foi possível pela adesão da Roménia e da Bulgária à UE – o que não deixa de ser curioso...
Na verdade, constituído principalmente por franceses (7 MEP) e romenos (5), o grupo de 20 parlamentares (o número mínimo para se poder constituir um grupo político europeu) passará agora a ter financiamento do Parlamento Europeu. Do seu programa político fazem parte jargões xenófobos (são anti-imigração e contra a adesão da Turquia à União Europeia) e posicionam-se igualmente contra o Tratado Constitucional.
Mas a questão é, para além da própria existência deste grupo – não questiono a sua legitimidade –, se serão agora capazes de mobilizar o seu eleitorado nacional (especialmente visível em França), para as questões europeias.
Em 2009, ano das próximas eleições europeias, saberemos.
3 Comments:
PARABÉNS PARA O ITS A VITÓRIA CHEGARÁ.
Não sei porquê tanto barulho!Não estão lá partidos comunistas que nunca defenderam a democracia parlamentar?Ou será que a Coreia do Norte é um exemplo de liberdades?
Se tem dúvidas, vá viver para lá... e depois diga qualquer coisa(se tiver pescoço, claro!!!)
Não se pode ser contra o Tratado Constitucional?Nem contra a adesão da Turquia?Que mentalidade totalitária é essa?
Enviar um comentário
<< Home