A Busy New Year!
O ano de 2007 promete ser bastante agitado, "europeiamente" falando. Começamos com a adesão da Roménia e da Bulgária, ficando assim a UE com 27 Estados-membros e a entrada do Euro na Eslovénia, logo em 1 de Janeiro deste novo ano. Ao mesmo tempo, durante a presidência da Alemanha, em que serão celebrados os 50 anos dos Tratados de Roma, espera-se que seja encontrado o Road Map do Tratado Constitucional, que pelo menos apresente uma solução plausível para a Reforma Institucional da União. Espera-se também que Merkel e o seu governo se ocupem de assuntos tão importantes como a segurança energética da União, as relações a Leste e, especialmente, a questão da adesão da Turquia.
No segundo semestre será a vez de Portugal assumir o cargo, e estão já agendadas várias cimeiras ao mais alto nível. A mais importante para o governo português será a Cimeira UE-África, em que se discutirá a política da UE para aquele continente, com especial foco nas questões da emigração, do Darfur e da parceria Euromed. Mas as outras cimeiras (nomeadamente com a Rússia, com Ucrânia, com Índia e China) serão igualmente fundamentais.
No entanto, espera-se acima de tudo que se resolva o impasse da reforma institucional. Porém, este debate ganhará novos contornos a partir das eleições presidenciais francesas. Saberemos em Junho quem ocupará o Eliseu, e como se posicionará o novo (ou a nova?) Presidente da República da França.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home