segunda-feira, janeiro 29, 2007

Houston we have a problem...


...11 de Setembro de 2001 ... Bin Laden ... Al-Qaida ... Afeganistão ... luta contra o terrorismo ... Guantánamo ... detenção e transporte ilegais de prisioneiros pela CIA em espaço aéreo/aeroportos europeus...

"At least 1245 flights operated by the CIA flew into European airspace or stopped over at European airports between the end of 2001 and the end of 2005"

Na passado dia 23 foi adoptado o relatório preliminar elaborado pela Comissão temporária sobre as actividades da CIA na Europa, que será votado em Fevereiro pelo Parlamento Europeu, no qual se instigou o Conselho Europeu e a Comissão Europeia a prosseguirem uma investigação independente, de forma a sancionarem formalmente os Estados membros envolvidos no processo, podendo ser invocado o artigo 7º do Tratado da UE.

O relatório do Parlamento Europeu regista não só a detenção e o transporte ilegais de prisioneiros pela CIA em espaço aéreo e aeroportos europeus, mas também a existência de prisões temporárias e práticas de tortura por parte da CIA em países europeus. Foi ainda assinalada a passividade e a falta de cooperação dos governos da Áustria, Itália, Polónia, Portugal e Reino Unido com o trabalho da Comissão.

Ao governo português foi solicitado que prosseguisse as investigações internas e colaborasse de forma absoluta com as entidades europeias. A eurodeputada Ana Gomes, descontente com as iniciativas governamentais portuguesas neste processo, reuniu-se com o Procurador Geral da República, ao qual forneceu informações adicionais.


Uma questão de Estado ou uma questão de status?
…o certo é que andaram Objectos Voadores (não) Identificados a sobrevoar os céus europeus…

3 Comments:

At 31 janeiro, 2007 18:07, Anonymous Anónimo said...

De que adianta apurar mais o que quer que seja acerca dste assunto? Gostamos de nos envergonhar?
A segurança do nosso pais (não que estejamos à espera de ser atacados) é fornecida unicamente pela NATO, logo pelos EUA (parece-me lógico).
Que quer a Europa com este tipo de comportamentos? Qual o objectivo... bater com a cabeça na parede e reconhecer mais uma vez a importancia das relações com o nosso maior aliado (EUA)?
No dia em que a União Europeia garanta, efectivamente, a nossa segurança(se alguma vez esse dia chegar) talvez todo este barulho proporcione algum resultado prático.

 
At 31 janeiro, 2007 20:09, Anonymous Anónimo said...

Ó Sónia, tu és Juíz? Como é que sabes que os voos são ilegais?Então, na Casa Pia dizem "alegadas" vítimas,etc. e tu(e a maior parte dos "média"doentiamente anti-Bush)sentenciaram ilegais!!!
Há nisto muita hipocrisia...
Na festa do Avante, estiveram em Portugal as FARC, grupo terrorista colombiano que se financia com tráfico de droga e sequestros: o que disse a dra Ana Gomes e os média?Em que avião viajaram? O que traziam na bagagem-dinheiro ou droga-?Onde ficaram "hospedados"?
E o P.E. (e os Verdes em especial)não tem qualquer autoridade moral para berrar,quando,calmamente,entre eles está Daniel Cohen-Bendit,ícone do Maio 68, que confessou em livro ter praticado pedofilia nos anos sessenta!
Lembram-se de a dra Ana Gomes ter defendido o aborto para evitar crianças com problemas que podiam ser utilizadas na pedofilia?
É este o calibre moral que dirige a investigação aos voos da cia.A Europa deixou morrer Milosevic na prisão;em Guantanamo não morreu ninguém, e já lá esteve a Cruz Vermelha.Porque é que a dra Ana Gomes e os média não se preocupam com as prisões-e são imensas-escondidas dos olhos do Mundo?
E se um "habitante" de Guantanamo for libertado e fizer explodir um avião com eurodeputados?

 
At 01 fevereiro, 2007 16:38, Blogger Sónia Rodrigues said...

Caríssimo Sr. José Costa,

não fui eu que rotulei os voos da CIA de "ilegais", mas a Comissão do Parlamento Europeu que elaborou o relatório sobre as actividades da CIA na UE.
Recomendo uma leitura atenta das Convenções de Genebra, mais especificamente a Terceira Convenção relativa ao tratamento de priosioneiros de guerra.

 

Enviar um comentário

<< Home