quarta-feira, março 14, 2007

Debate de Estudantes: Univ. do Minho

Na passada quarta feira, realizou-se na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, um debate "Público Decide" entre o CECRI (Centro de Estudos em Relações Internacionais) e a AEDUM (Associação de Estudantes de Direito da Univ. do Minho), cuja moção era "O Modelo Social Europeu [MSE] não é viável na Globalização". O CECRI era oponente, isto é, era contra a moção e a AEDUM era a proponente da moção. A discussão foi animada, apesar de nem sempre se respeitarem as regras, e a principal conclusão a que poderemos chegar é que é extremamente complicado e complexo a definição de o que deve ser o Modelo Social Europeu. A equipa da AEDUM argumentou com a dificuldade em conjugar os diferentes modelos sociais nacionais de cada Estado-Membro e com os custos extraordinariamente elevados que o Modelo Social Europeu acarreta e que afecta a competitividade das economias europeias. Por seu lado, o CECRI, depois de descrever a evolução histórica do pensamento social europeu, apresentou o MSE como uma ideia formativa dos Estados Europeus. De acordo com a equipa oponente, deverá ser encontrado um modelo alternativo para o MSE, com uma reconfiguração do sistema, que consiga fazer face quer à globalização e à concorrência de países como a China e a Índia, quer à diminuição demográfica sentida no espaço da UE.

No momento de debate aberto ao público, as questões levantadas foram no sentido da Flexigurança (que nenhuma das equipas referiu) e a sua viabilidade como modelo alternativo.

No final, a equipa vencedora foi o CECRI, mas (e isto não é só porque fica bem dizer) o mais importante foi mesmo a discussão e a reflexão conjunta sobre o que nos espera.

Devo dar uma palavra de agradecimento quer ao CECRI, que nos recebeu magnificamente em Braga, mas especialmente à AEDUM, que tendo tido apenas uma semana para se preparar, trouxe ao Debate pontos de vista arrojados e uma apresentação muito dinâmica.

O próximo Debate de Estudantes será em Coimbra, e a moção em discussão é "A Europa precisa de uma Constituição!".