quinta-feira, junho 28, 2007

Ontem em Lisboa...

...Hoje em Bruxelas:

foram apresentadas as prioridades da Presidência Portuguesa para a União Europeia e o calendário dos principais eventos a realizar nos próximos seis meses.

Intervenções:
- Primeiro-Ministro José Sócrates, na Assembleia da República;
- Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, no edifício Justus Lipsius do Conselho Europeu.

1 Comments:

At 16 dezembro, 2008 10:26, Anonymous Anónimo said...

A Globalização enquanto fenómeno das Novas tecnologias de Informação e Comunicação - "Para pensar":

“ A longo prazo, os pc e estações de trabalho entrarão em declínio porque o acesso aos computadores estará em toda a parte: nas paredes, nos pulsos e nos computadores de rascunho, como papel de rascunho prontos a serem utilizados se necessário (Marx Weiser, Xerox PARC)”.
De acordo com Michio Kako, em 2020, a era da informática omnipresente deverá estar no auge, mas depois desta data o mundo dos computadores poderá ser dominado por computadores invisíveis, ligados em rede, dotados das capacidades da inteligência artificial: razão, reconhecimento da fala e até bom senso.
Depois de 2050, os dispositivos informáticos serão autoconscientes.
Cabe-nos a nós descobrir como a revolução informática terá impacto na nossa vida familiar, laboral e como esta vai aproximar e tornar as sociedades mais solidárias e, fundamentalmente, com vai globalizar-nos e fazer com que nos tornemos parte de um todo e todos, sem excepção, “ senhores do espaço e do tempo”.
O impulso para explorar as redes segundo as regras do mercado só acelerou efectivamente, no decurso dos anos 80 e 90. Uma série de acontecimentos por pressão dos EUA, iniciativas supranacionais na EU e na OMC (Organização Mundial do Comércio), mudança de atitudes nas elites nacionais depois da queda da URSS e a própria explosão da Internet conduziram à supremacia do modelo neoliberal.
Os países desenvolvidos usam com regularidade a internet para comunicarem, armazenarem e processarem informação enquanto os países pobres e em vias de desenvolvimento têm as suas populações distanciadas das redes. O cientista político Arthur Kroker alertou, em 1994, para a constituição de uma nova classe virtual, tecnovirtual, de executivos da telemática utilizando esta como fonte de poder e de reprodução de riqueza.

Cumpts,

Madalena Madeira

 

Enviar um comentário

<< Home