segunda-feira, julho 16, 2007

No mesmo dia em que o Conselho de Segurança debate as alterações ao mais recente projecto de resolução sobre o futuro institucional do Kosovo, o Primeiro-Ministro sérvio Vojislav Kostunica desloca-se a Lisboa para reunir com as autoridades portuguesas.

A última proposta de resolução apresentada pelos EUA, Reino Unido e França prevê mais um período de 120 dias para negociações e recuou na implementação automática de «independência com supervisão internacional» - contemplada no plano de Martti Ahtisaari -, caso Pristina e Belgrado não encontrem uma solução partilhada nos próximos três meses.

José Cutileiro considera que não “parece impossível encontrar arranjo que salve todas as faces”…mas certamente está a ser um processo complicado!

A decisão sobre o futuro do Kosovo, impraticável entre Belgrado e Pristina, está também enrolada nas estruturas de poder do Conselho de Segurança. Sobre a União Europeia recai o papel de acolher a decisão das Nações Unidas e acompanhar o(s) futuro(s) da Sérvia e do Kosovo.