segunda-feira, maio 14, 2007

A construção europeia em Sintra...

Na sequência da reunião informal com Angela Merkel e José Manuel Barroso, no passado fim-de-semana em Sintra, José Sócrates afirmou que Portugal não continuará as negociações bilaterais sobre o projecto constitucional europeu caso Berlim não esboce um “mandato preciso” na próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo de 21-22 de Junho.

Durante a reunião foram analisadas as propostas de Nicolas Sarkozy, sobre a criação de um tratado técnico, e ponderadas as posições de Gordon Brown - possível sucessor de Tony Blair –, sobre a capacidade de veto dos estados membros no maior número de áreas possível. A Polónia já manifestou o desejo de renegociar o sistema de votos proposto e o «não» holandês será difícil de contornar pelo governo de Haia.

À já complexa equação de pretensões nacionais sobre o futuro institucional europeu, não se poderá negligenciar que o projecto de tratado constitucional foi entretanto ratificado por 18 estados membros, que quererão manter o futuro tratado o mais fiel possível ao texto original delineado pela Convenção sobre o futuro da Europa.

...e continua-se a partir pedra!